Colesterol

Por

O colesterol é um tipo de gordura que pode ser encontrado no organismo humano. Chamado também de lipídio, o colesterol é naturalmente produzido pelo corpo humano, mas também é adquirido por meio de alimentos de origem animal, como as carnes, o leite e os ovos.

No organismo, o colesterol contribui para a produção de hormônios e da Vitamina D. Contudo, quando o corpo apresenta excesso de colesterol, a gordura se acumula na corrente sanguínea, podendo ocasionar doenças cardiovasculares.

O colesterol é encontrado nas células. Quando o teor de gordura é muito alto, é fundamental seguir uma dieta equilibrada e consultar um médico para obter uma medicação e tratamento adequados. Para evitar o colesterol alto é preciso manter uma vida saudável, com uma dieta com pouca gordura e com a prática de atividades físicas regulares.

Existem dois tipos principais de colesterol no organismo: o HDL e o LDL.

Confira as diferenças:

Colesterol HDL – É o bom colesterol produzido pelo organismo. O nível do colesterol HDL precisa estar equilibrado para garantir a saúde. As pessoas saudáveis devem ter o colesterol HDL acima de 40mg/dl.

Colesterol LDL – É o mau colesterol, e alcança níveis preocupantes quando está acima de 130 mg/dL. O colesterol LDL provoca o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Isso pode levar a ataques cardíacos e AVCs.

A soma de todos os tipos de colesterol presentes no corpo dá origem ao chamado Colesterol Total, que demonstra o nível de gordura no sangue. Pessoas com colesterol alto podem apresentar tendência genética. O problema também é comum em pessoas com obesidade e outras doenças.

Para evitar qualquer tipo de reação mais grave por conta do colesterol alto, mantenha uma constante rotina de exercícios físicos e alimentação saudável. Faça também check-ups médicos, com exames de sangue para definir o nível do colesterol total.

Leia também! Assuntos relevantes