Coesão e Coerência

Nas aulas de português, aprendemos sobre coesão e coerência, dois conceitos importantes para a exposição de ideias na comunicação escrita. A coesão e a coerência ajudam a construir textos esteticamente qualificados, objetivos e interessantes para o leitor. Entenda melhor estes dois referentes textuais!


O que é coesão?

A coesão é a harmonia entre os diferentes parágrafos de um texto, ou seja, é o que garante que o texto esteja organizado, ajustado e com uma relação de significância. Para que um texto tenha coesão, ele precisa evitar a repetição de palavras, criar associações, substituir termos e usar bem os pronomes, conjunções, conectores e numerais.


O que é coerência?

A coerência é a lógica interna do texto, ou seja, é a capacidade de escrever sobre um tema sem desvios ou distorções, tornando a mensagem clara. A coerência ajuda na compreensão do leitor e evita a criação de parágrafos ou períodos contraditórios e fora de contexto na redação.


A importância dos mecanismos linguísticos

Estes dois mecanismos linguísticos garantem conectividade e sentido para os textos. Eles são essenciais para textos de qualidade.

A coesão demonstra um pouco do conhecimento prévio do autor sobre o tema, pois estabelece uma lógica para as argumentações e uma relação de sentido no texto. Já a coerência está relacionada à capacidade do autor de seguir o tema com precisão, sem se perder durante a organização dos períodos e parágrafos.

Essa ideia de unidade, conexão e harmonia cria textos qualificados e bem escritos. Todas as frases precisam ser coesas e coerentes. Lembre-se que coesão é a correta ligação entre os elementos do texto, enquanto coerência é a significação do texto.

Para que os conceitos sejam aplicados corretamente nos textos, é importante deixar de lado os vícios de linguagem, as repetições de ideias e os argumentos incoerentes. Nunca empregue fragmentos de textos ou referências com assuntos distintos àquele que você está abordando, pois isso pode tornar o conteúdo incoerente. A apresentação das ideias deve sempre seguir uma ordem de relevância e apresentar uma relação lógica.

Leia também! Assuntos relevantes