Ciências Biológicas

O conceito de Ciências Biológicas é bastante abrangente, já que esta é a ciência que estuda a vida em todas as suas escalas e realidades. Isso significa que as Ciências Biológicas contemplam a pesquisa sobre a vida em níveis atômicos, moleculares, taxonômicos e em muitos outros aspectos.

O profissional formado em Ciências Biológicas é o biólogo. Ele atua em diversos segmentos, desde indústrias até laboratórios de pesquisa.

A palavra biologia vem do grego, em que bios significa vida e logos significa estudo. Por isso, as ciências biológicas são o estudo da vida!


Entendendo as Ciências Biológicas

As ciências biológicas podem pesquisar sobre a origem, evolução e o funcionamento dinâmico de todos os seres e organismos do planeta. Essa dinâmica traz importantes conhecimentos sobre a evolução das espécies e, principalmente, sobre a evolução dos seres humanos, além de ressaltar a forma como as espécies interagem com o planeta e entre si.

Além disso, as ciências biológicas também se preocupam em pesquisar sobre os genes, a hereditariedade, as células, entre outros campos de estudo. De forma geral, a biologia envolve diversas áreas acadêmicas, como a biologia celular, a biologia molecular, a bioquímica, a genética, a fisiologia, a anatomia, a histologia, entre outras.


Mais informações sobre Ciências Biológicas

Já sabemos que as ciências biológicas estudam os seres vivos, o meio ambiente e a forma como as espécies vivem, interagem e evoluem. Além disso, essa ciência também contempla os processos e mecanismos que regulam toda forma de vida.

Quem se especializa em ciências biológicas tem um campo vasto de trabalho e precisa entender aspectos fisiológicos e morfológicos sobre os seres vivos. Estes profissionais normalmente estão relacionados com importantes conhecimentos científicos e descobertas da ciência.

Existem no mundo diversos Núcleos de Pesquisa em Ciências Biológicas, onde os pesquisadores estudam a origem, a estrutura, o funcionamento e a evolução das espécies vivas. Esse estudo é realizado em campo e em laboratório.

Também existem biólogos que se dedicam às causas da sustentabilidade, da biodiversidade e dos ecossistemas. A pesquisa científica da biologia é fundamental para compreendermos os ambientes e os seres vivos.


Áreas de atuação das Ciências Biológicas

As principais áreas de atuação das ciências biológicas são: pesquisa científica em empresas e laboratórios, licenciamentos ambientais, preservação dos ecossistemas e das espécies, órgãos públicos, conservação de reservas ambientais, biologia molecular, consultoria, biotecnologia, entre outras.

Leia também! Assuntos relevantes