Ciência Moderna

Por

A cidade moderna é aquela que nasceu após as descobertas do astrônomo italiano Galileu Galilei (1564 - 1642). Importantes ensinamentos científicos que revolucionaram a vida e o conhecimento humano surgiram com a Ciência Moderna.

Galileu é considerado o pai dessa ciência moderna. Ele foi o primeiro pesquisador a empregar a observação experimental com a descrição teórica dos fenômenos. Galileu é responsável por diversas leis e formulações matemáticas e por grandes descobertas sobre o universo.

Galileu deu contribuições significativas ao conhecimento do movimento. Ele entendeu a teoria do Movimento Uniforme e com base nessa observação formulou o princípio da relatividade de Galileu.

Galileu Galilei estabeleceu importantes leis físicas, que são utilizadas até hoje. Ele foi o responsável pelos primeiros estudos sobre o Movimento dos Projéteis, Queda Livre dos Corpos, Movimento Uniformemente Acelerado, Parábola, Movimento do Pêndulo Simples, entre outras lições fundamentais para a física moderna.

Além disso, na Astronomia, Galileu aperfeiçoou o telescópio e fez descobertas sobre o Universo, como por exemplo o fato de ter observado que a Lua tem uma superfície irregular, ter estabelecido que os planetas são esféricos, ter realizado a observação de Júpiter e seus satélites, ter descoberto que Vênus e Mecúrio são planetas que giram em torno do Sol e ter compreendido o que é a Via Láctea.

Por todas as suas descobertas, Galileu acabou acusado pela Igreja de estar contrariando as verdades divinas e teve que escrever uma carta negando suas descobertas para continuar vivo. Galileu passou seus últimos anos de vida em prisão domiciliar. Ele morreu em 1642, deixando um importante legado para o desenvolvimento da ciência moderna.

Hoje, Galileu é considerado o responsável pela incorporação da linguagem matemática à ciência moderna.

Leia também! Assuntos relevantes