Cicatrização

Por

A pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso, está mais sujeita a sofrer lesões. Quando a pele humana tem algum ferimento ou traumatismo, o organismo se prepara para reparar a pele por meio do processo de cicatrização.

A cicatrização é o processo pelo qual o corpo tenta reorganizar as células presentes numa área lesionada. O processo da cicatrização começa logo depois do fenômeno da hemostasia, ou coagulação do sangue.

Depois de uma lesão, a região ferida deve ser cuidadosamente limpa. Depois de alguns dias, uma proliferação de capilares começa e a área machucada fica com uma cor avermelhada. Esse é um sinal do início do processo de cicatrização.

Com isso, a porção mais superficial da pele apresenta um aumento das multiplicações celulares, as chamadas mitoses. É justamente esse processo que possibilita o preenchimento da lesão com células epiteliais, que fecham e impermeabilizam a ferida.

Depois de três dias, a lesão começa a acumular colágeno, substância que promove a união fibrosa da ferida. Em seguida, a multiplicação das células epiteliais e o acúmulo de colágeno melhoram o aspecto do ferimento.

Com o tempo, a cicatriz começa a ficar esbranquiçada, e no final do primeiro mês a cicatriz já apresenta um aspecto saudável. O processo completo de cicatrização demora alguns meses, tempo em que ocorre o amadurecimento da cicatriz.

Curiosidades
O processo de cicatrização é diferente para cada pessoa. Alguns fatores genéticos e ambientais podem influenciar no aspecto da cicatriz e no tempo de cicatrização.

É importante entender que a cicatrização é um fenômeno biológico e que pode evoluir de maneira favorável ou desfavorável. Em alguns tipos de organismo, a cicatrização apresenta algumas barreiras, resultando em cicatrizes de má qualidade.

Uma curiosidade é que os alimentos que comemos podem influenciar no processo de cicatrização. Os alimentos ricos em nutrientes ajudam o corpo a funcionar adequadamente e facilitam o processo de cicatrização.

Os melhores alimentos para auxiliar o corpo a cicatrizar ferimentos são as frutas cítricas, ricas em betacaroteno (antioxidante) e vitamina C, que atuam na síntese de colágeno da pele e melhoram a resistência dos vasos sanguíneos; e as frutas vermelhas, que possuem flavonoides, que protegem as paredes dos vasos sanguíneos.

Outros alimentos que ajudam na cicatrização são: brócolis, repolho e couve.

Leia também! Assuntos relevantes