Chico Buarque

Por

Chico Buarque de Holanda nasceu no dia 19 de junho de 1944, no Rio de Janeiro. Ele se destacou como músico, escritor e dramaturgo no Brasil. O sucesso como intérprete e compositor começou com a apresentação da música "A Banda", no primeiro Festival de Música Popular Brasileira.

Chico Buarque foi parceiro de grandes nomes da música brasileira, como Vinícios de Morais, Tom Jobim, Toquinho, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Edu Lobo e Francis Hime. Durante o regime militar no Brasil, ele viveu exilado na Itália.

Chico foi casado com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas. Como escritor, ele se destacou com as obras Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003) e Leite Derramado (2009).

Francisco Buarque de Holanda é filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pianista Maria Amélia Cesário Alvim. Em 1963, Chico Buarque iniciou o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O primeiro disco do cantor foi lançado em 1965.

Um grande clássico do cantor é a música "Apesar de Você", que vendeu mais de 100 mil cópias em seu lançamento e acabou censurada pela ditadura militar. Um documentário sobre a vida do artista, chamado “Chico ou O País da Delicadeza Perdida”, foi lançado em 2003 com o selo Videofilmes Produções Artisticas e direção de Walter Salles e Nelson Motta.

Leia também! Assuntos relevantes