Che Guevara

Por

Ernesto Che Guevara nasceu no dia 14 de junho de 1928, na cidade de Rosário, na Argentina. Ele foi um guerrilheiro e liderou a Revolução Cubana. Che Guevara ficou conhecido por ter percorrido toda a América Latina de moto.

Amigo de Fidel e Raul Castro, Che Guevara entrou para o Movimento Nacionalista Revolucionário, que pregava a construção de uma sociedade socialista. O revolucionário esteve envolvido em guerrilhas em diversos países.

Che era filho de Ernesto Guevara y Lynch e de Celia de la Serna y Llosa, membros de famílias ricas e tradicionais da Argentina. Che Guevara estudou medicina na Universidade de Buenos Aires.

Em 1953, ele visitou a Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Guatemala para difundir suas ideias socialistas. Che Guevara ocupou o cargo de Ministro da Indústria e Comércio de Cuba.

Em 1965, ele viajou para o Congo, onde lutou no movimento guerrilheiro contra a ditadura do General Mobutu. Em seguida, ele foi para a Bolívia, onde acabou ferido num combate contra o exército boliviano. O revolucionário foi executado por um soldado no dia 9 de outubro de 1967. Seus restos mortais estão no Mausoléu Guevara, na cidade de Santa Clara, em Cuba.

Leia também! Assuntos relevantes