Chang kai-chek

Por

Chang kai-chek foi um general chinês, nascido em 1887. Ele apresentava tendências nacionalistas e aliou-se ao partido Kuomintang, liderado por Sun Yat Sen, de quem tornou-se sucessor em 1925.

Chang tentou unificar a China, e em 1926 lançou uma forte estratégia militar, chamada de "Expedição ao Norte". Nesse momento, as tropas nacionalistas foram confrontadas pelo Exército Vermelho de Mao Tsé-Tung, mas, ainda assim, Chang kai-chek conseguiu tomar as cidades chinesas de Hankou, Shangai e Nanjing.

Em 1927, Chang decidiu iniciar uma longa guerra civil contra os Comunistas. Já em 1937, quando os japoneses atacaram a China, o general Chang kai-chek se viu obrigado a unir-se a seu maior opositor, Mao Tse Tung.

Em sua luta contra os comunistas, kai-shek tinha do seu lado os americanos. Em contrapartida, Mao Tse Tung contava com o apoio dos russos.

Chang começou a perder o poder quando Mao Tse Tung dominou a China Nacionalista e instituiu limites políticos. Chang Kai-shek tentou reconquistar a região, mas sua posição militar perdeu forças.

O general nacionalista morreu em 1975.

Leia também! Assuntos relevantes