centriolos Centríolos - Biologia - Grupo Escolar

Centríolos

Por

Um Centríolo ou centro celular é uma estrutura em forma de cilíndro encontrada na maioria das células eucariontes do tipo animal. Normalmente, os centríolos posicionam-se lado a lado ou de forma perpendicular, aos pares, no interior das células.

Os centríolos podem ser encontrados na maioria das células de animais, algas e vegetais inferiores como as briófitas (musgos) e pteridófitas (samambaias), mas não existem nas células de fungos complexos, plantas superiores (gimnospermas e angiospermas) e nematoides, essas apresentam outra organela similar, o centrossomo.

Os centríolos são estruturas formadas por nove trios de microtúbulos protéicos, organizados em cilindro. São responsáveis pela formação dos cílios e flagelos e pela organização do fuso acromático durante a divisão celular. Sua principal característica é a capacidade de se autoduplicar no período que precede a divisão celular, migrando, em seguida, para os polos opostos da célula.

Os estudos sobre a origem dessa organela apontam para o último ancestral comum de todos os eucariotos, uma célula ciliada com centríolos.

Leia também! Assuntos relevantes