Células procariotas e eucariotas

Você sabia que as células são a menor unidade na formação de um ser vivo? Elas são essenciais em todos os animais e também nos vegetais.

Existem dois tipos de células que precisam ser destacados: as células procariotas e as células eucariotas. No que diz respeito à formação, essas células apresentam semelhanças, como a presença da membrana plasmática, que é a estrutura que protege as células e controla a entrada e saída de substâncias; além do citoplasma e do material genético.

A principal diferença entre estes dois tipos de células é que as procarióticas são mais simples, e as eucarióticas mais complexas. Por exemplo: na célula procariota, o DNA não se encontra envolvido por uma membrana. Além disso, os seres procarióticos são, majoritariamente, unicelulares, como, as bactérias e as clamídias.

Enquanto isso, nas células eucarióticas, que são maiores e mais complexas, o núcleo é individualizado, o citoplasma está conectado a uma rede de tubos e existem mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de golgi, lisossomos, entre outras organelas. Os seres que possuem esse tipo de célula são os animais, os vegetais, entre outros.


Principais diferenças entre células procariotas e células eucariotas


Diferença Células procariotas e eucariotas

Células Procariotas – Também são chamadas de células procariontes ou procarióticas. Apresentam ausência de carioteca, o núcleo não é individualizado, não existem alguns tipos de organelas, seu DNA assume o formato de um anel não-associado às proteínas. Essas células também não contam com mitocôndrias, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e outras organelas. Os seres compostos por essas células são, em geral, unicelulares.

Células Eucariotas – Também são chamadas de células eucariontes ou eucarióticas. São complexas e maiores, contam com membrana nuclear individualizada, guardam diversos tipos de organelas, estão presentes na maioria dos vegetais e dos animais.


Saiba mais sobre as células procariotas e eucariotas!

Dependendo do seu tipo de célula de formação, um organismo pode ser classificado como procarionte ou eucarionte. Como já explicado, seres simples e unicelulares são procariontes, enquanto animais e vegetais mais complexos são eucariontes.

Na célula procariota, sem núcleo definido, o material genético fica disperso na área do citoplasma e não existem organelas membranosas e citoesqueleto. Já na célula eucariota, existe um núcleo verdadeiro, o material genético fica envolvido pela membrana nuclear e ocorre a presença das organelas membranosas e do citoesqueleto. Em resumo, células procariontes são mais simples e células eucariontes são mais complexas!

Leia também! Assuntos relevantes