Cecília Meireles

Cecília Meireles

Por

Cecília Meireles nasceu no dia 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro. Ela foi poetisa, professora, jornalista e pintora brasileira, tendo se destacado na literatura com mais de 50 obras publicadas.

Cecília Meireles ficou orfã de pai e mãe aos 3 anos de idade e foi criada por sua avó materna, Jacinta Garcia Benevides. Ela estudou na Escola Estácio de Sá e no Instituto de Educação, fomando-se professora em 1917.

Cecília começou a escrever aos 18 anos de idade, quando lançou o livro "Espectros". Alguns dos poemas mais populares da escritora são "Canteiros" e "Motivo", que já foram musicados pelo cantor Fagner. Em 1922, a escritora se casou com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas.

Depois de ficar viúva, ela se casou novamente com o engenheiro Heitor Vinícius da Silva Grilo. A escritora trabalhou como jornalista entre 1930 e 1931, e lecionou Literatura e Cultura Brasileira na Universidade do Texas. Em 1939, ela publicou o livro "Viagem", que lhe rendeu um prêmio de poesia da Academia Brasileira de Letras.

Cecília Benevides de Carvalho Meireles morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de novembro de 1964.

Leia também! Assuntos relevantes