Causas da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial ocorreu de 1914 a 1918. A data oficial de início do conflito mundial foi 28 de junho de 1914, enquanto seu encerramento aconteceu no dia 11 de novembro de 1918, após a rendição dos alemães.

A guerra teve diferentes motivações. Em primeiro lugar, o momento histórico vivido pela Europa era desafiador. O continente era dividido em blocos no final do século XIX, mas havia um clima de insegurança em relação aos acordos estabelecidos.

Os tratados entre os países tinham como objetivo garantir proteção e suporte militar em caso de guerra. A divisão do continente era a seguinte: Alemanha, Áustria e Itália formavam a Tríplice Aliança; e França, Inglaterra e Rússia formavam a Tríplice Entente.

Após o assassinato do Arquiduque Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, a situação do continente começou a ficar ainda mais tensa. Essa ocorrência foi determinante para o início da Primeira Guerra Mundial, mas não foi a única causa.

Trincheira soldados

Os países europeus apresentavam divergências em aspectos culturais, políticos e econômicos. Neste contexto, os principais motivos para o começo de uma guerra no continente foram os seguintes:

  • A Europa vivia uma realidade de governos não-unificados;
  • Existia um intenso imperialismo e uma corrida armamentista em andamento;
  • As relações diplomáticas eram inconsistentes;
  • As alianças entre os países eram muito complexas;
  • Havia uma clara disputa por territórios.

Todos esses fatores fizeram com que os países europeus entrassem em atrito. As nações disputavam terras na África e na Ásia por causa dos preciosos recursos naturais existentes nestes territórios. Alemanha e Itália eram nações que não haviam sido muito beneficiadas nas divisões das terras e se sentiam incomodadas com a situação privilegiada de França e Inglaterra, que detinham muitos territórios estrangeiros.

Esse também foi um motivo importante para o início da Primeira Guerra Mundial. A disputa pelo comércio, por consumidores e por matéria-prima ficou acirrada e os desentendimentos começaram.

Com o sentimento nacionalista à flor da pele, os países europeus iniciaram uma grande rivalidade, principalmente entre Alemanha e Inglaterra. Outros pontos que merecem ser citados são o pan-germanismo e o pan-eslavismo. O primeiro movimento tinha origem alemã e estava pautado no ideal alemão de construir um grande império germânico. Já o segundo tinha como palco a Rússia e outros países de origem eslava, que também almejavam mais poder e soberania no continente.

Soldados prestes à atirar

Com este contexto histórico, a Primeira Guerra Mundial, também chamada de Grande Guerra, começou. Esse foi um conflito global, mas que ocorreu na Europa. Estima-se que a guerra tenha deixado mais de 9 milhões de mortos.

Leia também:
A História da Primeira Guerra Mundial

O conflito mundial só acabou em 1918, após o cessar-fogo da Alemanha. A data que marcou o fim dos combates ficou conhecida como o Dia do Armistício.

Leia também! Assuntos relevantes