Biografias

Castello Branco

Humberto Castello Branco foi presidente do Brasil durante a ditadura militar. O político nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 20 de setembro de 1897. A educação de Castello Branco foi militar, e ele estudou no Colégio Militar de Porto Alegre.

Castello Branco assumiu os cargos de subchefe do Estado Maior das Forças Armadas, comandante da Escola do Estado-Maior e diretor do departamento de estudos da Escola Superior de Guerra. Depois de uma carreira bem sucedida no exército, Castello Branco se envolveu em movimentos políticos e foi um dos principais articuladores do golpe militar de 1964.

O marechal Humberto de Alencar Castello Branco foi eleito pelo congresso Nacional para assumir a presidência da república. Seu mandato começou em 15 de abril de 1964.

Castello Branco teve um mandato rigoroso, que impediu o avanço do comunismo, passou a usar a repressão como arma de governo e suspendeu os direitos políticos de vários cidadãos, entre eles João Goulart, Leonel Brizola e Jânio Quadros. O governo foi marcado por perseguições e prisões políticas.

O governo de Castello Branco também trabalhou num plano de combate a inflação e de recuperação econômica. Em janeiro de 1967, o presidente instituiu a Constituição Federal e o AI-5, um ato institucional que acabou com a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão.

O marechal Humberto de Alencar Castello Branco morreu no Ceará, vítima de um acidente aéreo que aconteceu em 18 de julho de 1967.