Carlos Luz

Por

Carlos Luz foi presidente do Brasil por dois dias. O político nasceu no dia 4 de agosto de 1894, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais.

Carlos Luz entrou para a vida política como vereador de Leopoldina. Em seguida, ele se tornou prefeito da mesma cidade entre os anos de 1923 a 1932.

Em 1932, Carlos Luz teve participação no governo federal, assumindo a Secretaria da Agricultura, Viação e Obras Públicas de Minas Gerais. Depois disso, passou a atuar na secretaria do Interior.

O político também foi deputado federal pelo PP e presidente da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro, de 1939 a 1946. No governo federal, Carlos Luz também assumiu o Ministério da Justiça e Negócios Interiores, durante o governo de Gaspar Dutra.

O político chegou à presidência do Brasil em 8 de novembro de 1955, quando o então presidente Café Filho foi afastado por um movimento político. Pela Constituição de 1946, o presidente da Câmara dos Deputados, cargo ocupado por Carlos Luz, deveria controlar o poder do país na ausência do presidente e do vice-presidente.

Carlos Luz teve um mandato de apenas dois dias como presidente do Brasil. Ele acabou deposto no dia 11 de novembro de 1955, pelo golpe militar liderado pelo ministro da Guerra, general Lott.
Depois de deposto, o Congresso Nacional designou Nereu Ramos, então presidente do Senado, para assumir a presidência do Brasil até a posse de Juscelino Kubitschek. Carlos Luz faleceu no Rio de Janeiro no dia 9 de fevereiro de 1961.

Leia também! Assuntos relevantes