Carl Friedrich Gauss (1777-1855)


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Carl Friedrich Gauss (1777-1855)

Por Grupo Escolar

Carl Friedrich Gauss nasceu no dia 30 de abril de 1777, em Brunsvique, na Alemanha. Ele é considerado um dos maiores matemáticos da história. Filho de camponeses pobres, Gauss estudou com o apoio da mãe. Ele era muito inteligente e precoce no conhecimento e domínio da matemática. Relatos históricos afirmam que o matemático era capaz de realizar operações aritméticas aos três anos de idade.

Durante sua vida, Carl Friedrich Gauss manteve sua atividade científica e sua paixão pelos números. Ele realizou diversas pesquisas sobre astronomia observacional, mecânica celeste, levantamento topográfico, geodesia, geomagnetismo, eletromagnetismo e mecanismos ópticos. Gauss também tinha um interesse particular pela geometria e pela teoria dos números. Sua tese de doutorado foi a primeira demonstração do teorema fundamental da álgebra.

Em 1792, Gauss ingressou no Collegium Carolinum. Aos 18 anos, ele inventou o método dos mínimos quadrados.

Em 1812, Gauss publicou seus estudos sobre as séries hipergeométricas. Além da matemática, Gauss também aprendeu e desenvolveu suas habilidades com idiomas, literatura e política.

O matemático se casou, aos 28 anos, com Johanne Osthof, com quem teve 3 filhos. Depois de ficar viúvo do primeiro casamento, Gauss se casou novamente e teve mais 3 filhos.

Carl Friedrich Gauss morreu enquanto dormia, no dia 23 de fevereiro de 1855. O matemático deixou importantes contribuições para a área de exatas e ciências, com destaque para a matemática e a astronomia.






[ Pesquisa escolar lida 8851 Vezes - Categoria: Biografias ]


Estudantes Online | Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Sendo um veículo de comunicação, não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2014 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados