Caravaggio

Por

Caravaggio foi um importante artista italiano. Ele foi batizado de Michelangelo Merisi, mas mudou seu nome em homenagem a sua cidade-natal, a aldeia de Caravaggio.

Caravaggio nasceu em 29 de setembro de 1571. O pintor italiano trabalhou em Roma, Nápoles, Malta e Sicília.

Ele é considerado um artista barroco de grande influência. Sua personalidade e seu temperamento difícil fizeram com que Caravaggio tivesse muitos problemas ao longo da vida.

O artista era filho de um mestre de obras. Aos 12 anos, ele foi inscrito por seu pai no ateliê do pintor Simone Peterzano, onde começou a desenvolver sua habilidade artística.

Aos 15 anos de idade, Caravaggio foge para Roma. Nesse período de da vida, ele começa a trabalhar em vários ateliês e começa a produzir suas obras.

No início, o pintor sofre com a miséria e é obrigado a vender suas pinturas nas ruas de Roma. Pouco tempo depois, ele consegue um trabalho com o cardeal Del Monte, patrono da Academia de São Lucas, uma importante escola de pintores de Roma.

Nessa fase, Caravaggio começa a pintar importantes quadros com temáticas religiosas. O artista se concentra em pintar o aspecto mundano dos eventos bíblicos.

As características da pintura de Caravaggio começaram a ficar populares. O artista costumava usar um fundo escuro e agrupar a cena em primeiro plano com focos de luz, destacando principalmente os rostos.

Caravaggio teve uma vida boêmia que acabou o levando à falência. Em 1606, ele acaba se envolvendo na morte do nobre Tommasoni. O artista é obrigado a fugir para Nápoles e passa a viver na ilha de Malta.

Pouco tempo depois, ele é preso, mas consegue fugir para a Sicília. A partir desse momento, Caravaggio não tem mais tranquilidade e precisa viver escondido.

A vida de fugitivo o deixa muito doente. O artista acaba morrendo numa praia deserta próxima a Roma, vítima da malária. Caravaggio morreu com apenas 39 anos.

As principais obras do artista foram: A Morte da Virgem, a Flagelação de Cristo, São João Batista, a Conversão de São Paulo e a Crucificação de São Pedro.

Leia também! Assuntos relevantes