Características sociais e econômicas da Ásia

Características sociais e econômicas da Ásia

Por

A Ásia está localizada no Hemisfério Oriental. Esse é o maior continente do mundo, tendo uma área de 44 milhões de quilômetros quadrados. A Ásia tem características bem peculiares em relação aos seus aspectos sociais e econômicos.

A população da Ásia engloba três quintos do total mundial de cidadãos. Além de ser o maior continente do mundo, a Ásia também abriga cinco dos dez países mais populosos do planeta, entre eles China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Japão.

Em relação às características sociais, a Ásia tem uma cultura formada pela herança de muitas nacionalidades, religiões e grupos étnicos. O continente é dividido em sub-regiões geográficas e culturais, como a Ásia Central, a Ásia Oriental, a Ásia Meridional, a Ásia Setentrional, a Ásia Ocidental e o Sudeste Asiático.

A Ásia tem sua base histórica e comportamental na filosofia oriental, no budismo, no hinduísmo, no taoísmo, no confucionismo, no islã e também no cristianismo. A cultura asiática é uma das mais tradicionais do mundo.

A maior economia nacional na Ásia é a China, seguida por Índia e Japão. O crescimento econômico da Ásia vem acontecendo desde a Segunda Guerra Mundial. Os principais blocos comerciais do continente são a Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC), a Reunião Econômica Ásia-Europa, a Associação de Países do Sudeste Asiático (ASEAN), os Acordos de Estreitamento das Relações Econômicas e Comerciais, entre outros grupos.

A Ásia tem muitas reservas minerais, principalmente de petróleo, carvão, chumbo e mercúrio. No campo da agricultura, o cultivo do arroz merece destaque na região.

Com relação à indústria, o Japão é o país asiático com o maior parque industrial. O país se destaca na produção de navios, automóveis e artigos elétricos e eletrônicos.

Leia também! Assuntos relevantes