Características gerais das células

Características gerais das células

Por

As Células são componentes importantes para a vida. Animais, bactérias, seres humanos e vegetais apresentam células. A célula é considerada a unidade mínima do organismo.

Cada organismo pode conter milhões de células organizadas e divididas em tecidos e órgãos. As características gerais das células apresentam uma divisão básica entre células procarióticas e eucarióticas.

As células procarióticas incluem bactérias e algas. Esses organismos são pequenos e contam com uma estrutura simples. Já as células eucarióticas formam organismos vivos mais avançados e maiores, que têm o material genético envolto por uma membrana.

Todas as células apresentam informações hereditárias codificadas. Essas informações estão em moléculas de ácido desoxirribonucléico (ADN). As células são formadas por membrana celular, citoplasma e núcleo.

Confira a estrutura geral das células:

Núcleo – Presente em células animais e vegetais. Estrutura esférica, que mede cerca de 5 µm de diâmetro. O núcleo tem as moléculas de ADN e as proteínas que estão organizadas em cromossomos.

Citoplasma - Inclui todo o volume da célula. Apresenta estruturas especializadas e organelas.

Citoesqueleto - Rede de filamentos proteicos do citosol. Tem a função de manter a estrutura e a forma da célula.

Mitocôndrias - Encontradas em quase todas as células eucarióticas. São organelas que produzem energia.

Leia também! Assuntos relevantes