Características da indústria moderna

Características da indústria moderna

Por

A indústria moderna enfrenta desafios de gestão, financiamento e desenvolvimento de tecnologias.

A indústria moderna é muito diferente da atividade industrial que surgiu no fim do século XVIII, na Inglaterra. Hoje, as atividades industriais acontecem em grande escala. As multinacionais dominam o cenário econômico, expandindo seus negócios para diversas nações.

Com a globalização, as indústrias evoluíram. A finalidade da indústria continua a mesma: transformar matéria-prima em produtos e bens de consumo. Para isso, são utilizadas a força de trabalho humana, as máquinas, os robôs, os computadores de última geração e a energia elétrica.

Cada tipo de indústria necessita de condições específicas para existir e atuar. A saúde financeira de qualquer indústria depende de um mercado consumidor, de preços competitivos, e do custo final de produção, que é responsável por estabelecer o preço final que o consumidor pagará: quanto mais barato o processo de produção, mais acessível ao consumidor será o produto. Além disso, as indústrias visam o lucro, por isso precisam de estratégias de marketing eficientes para disputarem o mercado.

A indústria de hoje ainda precisa de uma boa rede de transportes e de telecomunicações, além de matérias-primas e o desenvolvimento de alta tecnologia. Um desafio para as indústrias é encontrar mão-de-obra qualificada e boas empresas satélites que possam servir como fornecedoras.

Um segundo desafio é saber lidar com os altos impostos cobrados por algumas nações. O bom desempenho financeiro de uma indústria depende de bons gestores, contadores, engenheiros e recurso humano valorizado e estimulado.

Hoje, as empresas seguem uma tendência de atribuírem ao trabalhador a condição de colaborador. A gestão moderna incentiva a participação e o protagonismo dos funcionários.

As nações do mundo que possuem mais indústrias estão na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. Na América Latina, o Brasil é considerado um dos países mais industrializados, tendo um parque industrial moderno e diversificado.

Leia também! Assuntos relevantes