Características da Arte Moderna

Características da Arte Moderna

Por

A Arte Moderna é um conceito que caracteriza um movimento artístico que surgiu no final do século XIX, com uma forte influência da Revolução Industrial. O objetivo da arte moderna era fazer oposição às formas clássicas de arte.

O movimento influenciou a pintura, a escultura, a literatura, a arquitetura, a fotografia e a música. As manifestações da arte moderna se estenderam até o ano de 1970.

Na prática, os artistas impressionistas foram os primeiros manifestantes da arte moderna. Neste conceito de arte, as pessoas notavam um rompimento das regras da arte clássica, a busca por um novo estilo de expressão e muitos experimentos artísticos.

Dentro da arte moderna, destacam-se alguns outros movimentos, como o Futurismo e o Cubismo. Para os artistas modernos, a arte era a verdadeira expressão da emoção. Este conceito artístico revolucionário também foi usado pela arquitetura para avaliar a funcionalidade da arte.

A arte moderna nasceu na Europa e foi introduzida na América durante a I Guerra Mundial. O movimento chegou a Nova York e, depois, se espalhou por outros lugares, sempre rompendo com padrões antigos.

No caso dos pintores, a arte moderna se manifestou com cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas surreais. No Brasil, o movimento modernista começou com a Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo.

Os principais artistas modernistas brasileiros foram Di Cavalcanti, Vicente do Rêgo, Anita Malfatti, Lasar Segall, Victor Brecheret, Tarsilla do Amaral e Ismael Nery. No cenário internacional, os destaques foram Pablo Picasso, Matisse, Mondrian e Kandinsky.

Leia também! Assuntos relevantes