Câncer de Pele

Câncer de Pele

Por

O câncer da pele é um dos tumores mais frequentes entre a população mundial. Estima-se que a doença corresponda a 25% do total de casos de câncer que atingem os seres humanos.

O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento descontrolado das células da pele. Existem vários tipos de câncer de pele, e o mais comum é conhecido como Carcinoma.

A doença pode ser mais ou menos agressiva, e o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento com resultados satisfatórios. Entre os cânceres não-melanoma, que costumam ser menos agressivos, podemos citar o carcinoma basocelular. Já entre os mais agressivos, é possível citar o carcinoma espinocelular.

O câncer melanoma cutâneo é um dos mais perigosos, tendo a capacidade de se espalhar pelo corpo.

Conheça os principais tipos de câncer de pele:


1 - Carcinoma Basocelular – A doença se desenvolve a partir das células basais. É um câncer comum na região da cabeça e pescoço. Pode ser causado pela exposição ao sol.

2 - Carcinoma de Células Escamosas – Conhecido como carcinoma espinocelular, esse tipo de câncer atinge a camada mais superficial da epiderme. Costuma atingir rosto, orelhas, lábios, pescoço e no dorso da mão.

3 – Melanoma - Tem origem nos melanócitos, células produtoras de melanina.

4 - Sarcomas – A doença se desenvolve a partir de células do tecido conjuntivo, em regiões profundas da pele.

Leia também! Assuntos relevantes