Câncer de colo do útero

Câncer de colo do útero

Por

Também chamado de cervical, o câncer de colo do útero atinge apenas a população feminina. É o segundo tumor mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama, e ocupa atualmente o quarto lugar como causa de morte entre mulheres no Brasil.

A infecção propiciada pelo papilomavírus humano (HPV) é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da doença. De acordo com o site do Instituto do Câncer (INCA), 90% das mulheres com câncer de colo do útero são também portadoras do HPV.

A melhor forma de prevenção é o uso de preservativo (camisinha) durante o ato sexual. Mas outros fatores de risco foram notados, como início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros. Mulheres fumantes que fazem uso prolongado de anticoncepcionais também estão mais propensas a desenvolver esse tipo de câncer.

Recentemente passou a ser comercializa uma vacina contra o HPV, no entanto esse medicamente ainda não está disponível na rede pública de saúde, apenas em clínicas particulares. Mesmo assim, essa vacina não protege contra todos os subtipos do HPV, apenas os mais agressivos.

A melhor alternativa é o exame preventivo, chamado Papanicolau, que deve ser feito pelo menos uma vez ao ano nas mulheres que possuem vida sexual ativa.

Leia também! Assuntos relevantes