Calorimetria

Por

Você sabe o que é calorimetria? A energia térmica de um corpo, chamada calor, pode ser transferida a outro corpo. Calorimetria é o ramo da física que estuda esses mecanismos de troca de energia. Quer um exemplo? Se dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em um meio isolado do ambiente externo, após algum tempo haverá uma troca de calor entre eles até que o equilíbrio das temperaturas seja alcançado, ou seja, ambos os corpos apresentarão a mesma temperatura que será menor que a do corpo que detinha temperatura maior e maior que a do corpo que detinha temperatura menor, como se fosse uma média entre elas.

Para entender melhor, basta levar em conta alguns conceitos:

Calor - Medido em calorias ou joules, é a energia térmica que passa de um corpo para outro até que as temperaturas entre eles se igualem.

Calor sensível – Está relacionado à energia cinética de vibração, pois o corpo que absorve ou exala calor mantém-se em estado de agregação, o que faz com que a energia torne-se variável.

Calor latente – Nesse caso, o que varia é a energia potencial, a temperatura do corpo é mantida constante. O estado físico do corpo também pode variar.

Capacidade térmica – Nada mais é do que a razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura de um corpo.

Calor específico – É a capacidade específica de mudança de temperatura quando das trocas de calor entre os diversos componentes da massa de um corpo. Sendo assim, quanto menor for o calor específico, menor a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um determinado corpo.

Em tempo: A quantidade de calor que um corpo recebe é exatamente a mesma que ele cederá ao voltar ao seu estado normal.

Quando vários corpos trocam calor entre si até atingir o equilíbrio térmico (uma temperatura comum a todos), a soma das quantidades de calor cedidas é igual à soma das quantidades de calor recebidas.


Assista à videoaula do Professor Rodrigo sobre Calorimetria:



A definição de calor específico é obtida pela seguinte fórmula:
calor específico = capacidade térmica / massa

Um corpo nunca possui calor, ele apenas recebe calor e cede calor.

Leia também! Assuntos relevantes