Calorias

Por

As calorias fazem parte da nossa vida. Estamos sempre ouvindo este termo quando o assunto está relacionado à dieta, alimentação saudável e perda de peso. Na biologia, a caloria representa a energia, ou seja, o valor energético de algo, pode ser um alimento, pode ser uma substância, etc...

No campo da alimentação, os alimentos com mais calorias são aqueles que garantem mais energia para o organismo, como as proteínas, carboidratos e gorduras. O termo Caloria, representado pelo símbolo cal, é, na verdade, uma unidade de medida de energia. Apesar de não fazer parte do Sistema Internacional de Unidades, o conceito de caloria está muito presente em nosso cotidiano.

A definição de caloria como uma quantidade de energia necessária para aumentar em 1 grau Celsius a temperatura de 1 grama de água já foi muito discutida, porém foi descartada. Em seguida, definiu-se que a caloria deveria ser considerada como um calor trocado quando a massa de um grama de água vai de 14,5°C para 15,5°C. E, por fim, aconteceu a definição de que o Joule seria a unidade oficial para medir energia, e que a caloria não precisaria de uma definição específica.

Para o Escritório Internacional de Pesos e Medidas, a caloria equivale a 4,1868 J. Este conceito vem sendo usado desde 1948.

Deixando de lado a explicação teórica e histórica, na prática, a caloria é usada mesmo na nutrição. Sabemos que a dieta básica de uma pessoa não deve ultrapassar 2.500 calorias por dia, ou seja, essa é a energia que precisamos para um dia de funções vitais do organismo.

Entretanto, cada pessoa tem suas individualidades e, por isso, uma dieta equilibrada e saudável, com o número ideal de calorias, só deve ser recomendada por um profissional de nutrição ou por um médico endocrinologista. Fique atento às calorias consumidas diariamente!

Leia também! Assuntos relevantes