Cálculos estequiométricos

Cálculos estequiométricos

Por

O cálculo estequiométrico é empregado na química para apontar a quantidade de substâncias envolvidas em determinadas reações químicas. Com este cálculo, é possível determinar o volume de reagentes e produtos.

Para realizar esse tipo de cálculo, é necessário, em primeiro lugar, escrever a equação química, balancear a equação em termos de coeficientes estequiométricos e, por fim, demonstrar proporções de todas as grandezas envolvidas na reação. Esse cálculo também depende do conhecimento da massa atômica das substâncias.

Com o valor da massa atômica, busca-se o elemento químico na tabela periódica. Quando a substância tem elementos semelhantes ou mais de um elemento, o cálculo encontra as massas atômicas. O objetivo é determinar as quantidades de reagentes e produtos. Esse cálculo tem como base as Leis das Reações.

Confira o passo a passo para os cálculos estequiométricos:

1 - Escreva a equação química do problema;

2 - Acerte os coeficientes da equação, ou seja, adeque a proporção em número de moles para as substâncias que fazem parte da reação;

3 - Faça regra de três utilizando o dado e a pergunta do problema.

Como surgiu a estequiometria?

O termo estequiometria vem do grego “stoicheia”, que significa a parte mais simples; e também de ou “metreim”, que significa medida. Esse cálculo foi criado para demonstrar as substâncias de uma reação química, determinando exatamente a quantidade de reagentes e produtos que serão obtidos.


Assista a aula de química do Professor Ruffini sobre estequiometria:

Leia também! Assuntos relevantes