Cálculo de escala nos mapas

Cálculo de escala nos mapas

Por

Todo mapa é uma representação reduzida da realidade. Esse elemento cartográfico mostra uma superfície a partir de uma escala, tornando possível a manutenção da proporção do espaço representado.

Os mapas obedecem a escalas cartográficas que contam com uma proporção entre as distâncias lineares e as distâncias reais. As escalas podem ser gráficas ou numéricas.


Escala gráfica - é representada por um segmento de reta graduado que estabelece a relação entre as distâncias no mapa e a distância real do terreno.

Por exemplo: cada segmento de 1cm equivale a 3 km no terreno. Assim, cada 2 cm são 6 km de terreno.

A escala gráfica é visualmente mais fácil de se utilizar, pois deixa clara a relação de proporção entre as distâncias do mapa e do território.


Escala numérica – é representada por uma relação matemática, como uma razão.

Por exemplo: 1:300.000 - 1 por 300.000. Neste caso, o mapa é 300.000 vezes menor que o tamanho real do terreno. 1cm no mapa representa 300.000 cm no terreno.

Nas escalas numéricas as unidades do numerador e do denominador são indicadas em cm. Nesse caso, o 1 é sempre o numerador e equivale a 1cm no mapa. O denominador é variável e indica o valor do terreno em cm.

Leia também! Assuntos relevantes