Bulimia

Por

A Bulimia é um Transtorno Alimentar caracterizado pela ingestão de grandes quantidades de alimentos, seguidos por métodos compensatórios, como vômitos autoinduzidos, uso de laxantes e diuréticos e a prática de exercícios com o objetivo de evitar o ganho de peso.

O que difere a bulimia da anorexia é que na bulimia pode não haver perda de peso, e assim médicos e familiares têm dificuldade de detectar o problema.

A bulimia é uma síndrome que mescla fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. Nessa doença, a ingestão exagerada de alimentos leva à obsessão por exercícios físicos e à alimentação escondida de familiares.

Entre as complicações médicas que a doença pode trazer estão desde uma inflamação na garganta até cáries e lesão sobre o esmalte dentário, desequilíbrio eletrolítico, vômitos com sangue e dores musculares e câimbras.

A principal característica da bulimia é o episódio de comer compulsivo, acompanhado por uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer.

A bulimia acomete jovens mulheres e o tratamento requer uma abordagem multidisciplinar que inclui psicoterapia individual ou em grupo, farmacoterapia e abordagem nutricional.


Juliana Miranda, Equipe do Grupoescolar.com.

Leia também! Assuntos relevantes