Budismo

Por

O budismo é uma filosofia de vida e também uma religião, com adeptos em diversas regiões do mundo, principalmente no Japão, no Tibete e na China. As bases do budismo são as tradições e práticas originárias a partir dos ensinamentos de Buda.

Existem diferentes escolas de budismo, ou seja, diferentes práticas da religião, como a Teravada, Zen, Terra Pura e o budismo tibetano. Existem cerca de 500 milhões de budistas no mundo, o que coloca a religião no posto de quinta maior filosofia do planeta em número de adeptos.

Para quem não sabe, Buda foi um príncipe hindu, que viveu há mais de 3 mil anos. Buda foi adepto da meditação, da ética e da filosofia. O budismo foi criado no século VI a.C, tendo Buda como um guia espiritual.

O budismo acredita na Lei da Natureza, que afirma que um ser existe porque outro ser também existe, ou seja, há uma conexão, uma lei de interdependência entre tudo o que existe na Terra.

O despertar do ser humano

O objetivo do budismo é despertar o desabrochar humano, a fim de apresentar a verdade que leva à felicidade plena e ao equilíbrio do corpo e da mente. As diversas escolas budistas explicam o caminho da libertação. Todos os ensinamentos guiam o homem para compreender a importância da vida.


As bases do budismo

Existem três tradições importantes no budismo, chamadas de Três Joias. São elas: o Buda, considerado o mestre; o Dharma, que são os ensinamentos das leis do universo; e a Sangha, que é a comunidade budista. A união destes três fatores cria um refúgio espiritual para os budistas.

Os monges estão entre os praticantes mais importantes do budismo. Eles vivem uma vida de renúncia e simplicidade.

Leia também! Assuntos relevantes