Bronquiolite

Por

A bronquiolite é uma infecção causada por vírus. A doença é comum durante a infância e provoca inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, que são passagens de ar dos pulmões.

Quando a bronquiolite se manifesta, o primeiro sinal é a dificuldade para respirar. O vírus infecta os bronquíolos e faz com que eles fiquem inflamados, causando o acúmulo de secreção e reduzindo o fluxo do ar nos pulmões.

A doença inicia um processo de cicatrização e de estreitamento das vias aéreas. Com isso, a troca de oxigênio e gás carbônico torna-se mais difícil no organismo.

Esta é uma das infecções respiratórias mais frequentes nas crianças, principalmente até os dois anos de idade. Contudo, a faixa etária que mais sofre com o problema está entre os 3 e 6 meses de vida.

A doença é causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), responsável também por infecções pulmonares em adultos. O problema deixa o sistema imunológico do organismo mais fraco e vulnerável. Os vírus parainfluenza, influenza e adenovírus também podem causar bronquiolite.

Sintomas da bronquiolite

A bronquiolite pode provocar infecção no nariz, garganta e pulmões. Os sintomas costumam ser leves, semelhantes a uma gripe. O risco maior da doença é para crianças com menos de 1 ano de idade, que estão sujeitas ao desenvolvimento de pneumonia.

O vírus sincicial respiratório é altamente contagioso. Ele pode ser transmitido pelo contato com secreções dos olhos, nariz ou boca do doente, espalhadas no ar ao tossir, falar ou espirrar. A bronquiolite é mais comum no outono e no inverno.

Crianças que utilizam objetos compartilhados, como utensílios de cozinha e toalhas, correm mais riscos de serem infectadas pelo vírus. Bebês prematuros e crianças pequenas também ficam mais sujeitos ao desenvolvimento da doença quando não recebem o leite materno, quando são expostos à fumaça de cigarros ou quando já estão com o sistema imunológico fraco.

Essa infecção respiratória é caracterizada por chiado no peito, tosse, cansaço, febre e dificuldade para respirar. É importante consultar um médico especialista para diagnosticar corretamente a doença e buscar orientações para o tratamento mais adequado para a bronquiolite.

Leia também! Assuntos relevantes