Botânica

Por

A botânica é a área da biologia que estuda basicamente a fisiologia e a morfologia das espécies de plantas, fungos e algas. Este campo de pesquisa é muito importante para o homem, pois contribui para a indústria farmacêutica, de cosméticos e para o desenvolvimento de produtos naturais voltados à qualidade de vida e à saúde. Além disso, a botânica ajuda a compreender as características dos ecossistemas e das espécies da flora de cada região.

Os estudos da botânica são divididos em Botânica Descritiva, que faz pesquisa e observação; Botânica Aplicada, que estuda as plantas e suas relações com os homens; e Botânica Experimental, que avalia a fisiologia vegetal e estuda a reprodução vegetal, a ecofisiologia vegetal, a nutrição e o crescimento vegetal.

A botânica farmacêutica é fundamental para o desenvolvimento de remédios a partir do uso de plantas medicinais. Outras áreas importantes também são a botânica agrícola, que estuda o uso das plantas na agricultura; e a fitopatologia, que analisa as doenças que atingem as plantas.

A botânica é uma área grande e com variados campos de estudo e linhas de pesquisas. Esta ciência é importante para entender e preservar o meio ambiente, garantindo a manutenção da flora.

Leia também! Assuntos relevantes