Bisfenol

Por

O Bisfenol é uma substância que vem chamando a atenção do mundo por causa dos riscos que ela pode trazer para a saúde humana. O bisfenol é utilizado na fabricação de vasilhas plásticas e também em latas de conserva.

A substância já foi proibida em vários países, incluindo a França, que anunciou que pedirá à União Europeia um reforço no controle da substância bisfenol A.

O bisfenol prejudica principalmente a saúde de mulheres grávidas, que quando expostas à substância podem desenvolver câncer de mama. Segundo a agência francesa para a segurança alimentar (ANSES), o bisfenol tem efeitos potencialmente nocivos para pessoas que consomem alimentos enlatados.

O bisfenol A ainda é muito usado na fabricação de garrafas e vasilhas plásticas, em embalagens de alimentos e também em latas de refrescos. Uma das indicações contra o bisfenol é para que as pessoas evitem beber água de garrafões de policarbonato.

O bisfenol A tem uma característica que altera o funcionamento do sistema endocrinológico. A substância também causa problemas do sistema nervoso, distúrbios reprodutivos, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

Na Europa, as embalagens de alimentos terão que ser livres de bisfenol a partir de 2014. A medida tem o objetivo de reduzir o risco de ingestão de alimentos contaminados com esta substância química. Estados Unidos e Canadá também já proibiram o uso desta substância.

O bisfenol A pode contaminar a população por meio da alimentação, pelo ar e também por contato cutâneo. A substância também está presente em mamadeiras, expondo os bebês a riscos de contaminação.

Leia também! Assuntos relevantes