Biomas Psamófilos

Biomas Psamófilos

Por

Existem alguns biomas bem específicos e característicos no planeta Terra. Nós conseguimos vizualizar e compreender facilmente as diferenças que existem entre os mais variados biomas.

No caso dos biomas psamófilos, as características são as mesmas em todas as regiões do mundo. Trata-se de um bioma que ocorre nos litorais.

Os biomas psamófilos são aqueles que apresentam solos arenosos e salinos, e estão próximos às praias. Nesse tipo de bioma, encontramos dunas, praias e restingas. O solo é salgado, também chamado de halófilo, e se apresenta arenoso e com uma vegetação herbácea e arbustiva.

Nos biomas psamófilos, existe escassez de água e de nutrientes no solo. Essa característica impossibilita a adaptação de plantas. Por isso, não vemos espécies de flores nas praias.

Alguns animais também não se adaptam a esses ambientes. De uma maneira geral, as espécies que vivem em biomas psamófilos são aranhas, lagartos e rãs.

Para concluir, podemos dizer que os biomas psamófilos são aqueles que contam com plantas ou comunidades que requerem solos arenosos. Essa vegetação está presente nas dunas, praias e restingas, com destaque para o capim da praia, capim da areia e a salsa da praia.

Leia também! Assuntos relevantes