Biodiesel

Por

O biodiesel é um tipo de combustível biodegradável, considerado sustentável e renovável. Esse combustível é resultado de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais.


Na produção do biodiesel, os óleos passam por um catalisador, onde reagem quimicamente com o álcool e formam o combustível. O produto é feito a partir de diversas oleaginosas, como a mamona, o dendê, a canola, o girassol, o amendoim, a soja e o algodão.


Também chamado de biocombustível, o biodiesel é uma boa alternativa para substituir o diesel produzido a partir de petróleo, muito usado em veículos. No Brasil, o desenvolvimento de biodiesel começou na década de 1990. Atualmente, o país tem um Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).


O biodiesel é um combustível importante por ser renovável, produzido com fontes vegetais e que pode ser misturado ao etanol. Esse combustível é considerado limpo e renovável.


Veja alguns vegetais que podem produzir biodiesel.


Mamona


Outras vantagens do biodiesel são que ele produz baixos níveis de poluição e gera trabalho e renda para as pessoas que vivem no campo.

Leia também! Assuntos relevantes