Bill Clinton

Por

O nome do político norte-americano Bill Clinton é William Jefferson Clinton. Ele nasceu na pequena cidade de Hope, no interior do Estado de Arkansas.

Clinton estudou nas Universidades de Georgetown, Oxford e Yale, onde formou-se em direito em 1973. Depois de entrar para a vida política, Clinton atuou como procurador-geral de Arkansas e, em 1978, foi eleito governador do Estado.

Em 1992, ele venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos, tornando-se o 42º presidente americano. Clinton e seu companheiro de chapa, o senador Al Gore Jr., marcaram a política americana, garantindo que o mesmo partido alcançasse a Casa Branca e o controle do Congresso.

Como presidente, Clinton reduziu o desemprego e a inflação. A queda da criminalidade também foi um marco de seu governo.

Apesar do bom desempenho político, a vida pessoal de Clinton acabou o prejudicando. Em 1998, escândalos pessoais do presidente vieram à tona, com a informação de um relacionamento extra-conjugal que Clinton teve com uma jovem estagiária da Casa Branca.

Depois disso, Clinton chegou a sofrer impeachment na Câmara dos Deputados, mas foi inocentado das acusações.

Bill Clinton é casado com Hillary Rodham Clinton, atual secretária de Estado do governo de Barack Obama.

Ao deixar a presidência, Bill Clinton obteve o maior índice de aprovação entre os eleitores desde a Segunda Guerra Mundial.

Hoje, o ex-presidente americano atua em causas internacionais por meio da “William J. Clinton Foundation”, entidade criada por ele para tratar de temas como prevenção da AIDS e luta contra o aquecimento global.

Leia também! Assuntos relevantes