Biblioteca Nacional Brasileira

A Biblioteca Nacional Brasileira, também conhecida como Biblioteca Nacional do Brasil, guarda parte importante da história do país. O nome oficial da instituição é Fundação Biblioteca Nacional. Ela é a depositária de todo o patrimônio bibliográfico e documental do Brasil.

De acordo com a UNESCO, órgão das Nações Unidas, esta é a sétima maior biblioteca nacional do mundo, além de ser a maior da América Latina.


O que faz a Biblioteca Nacional Brasileira?

A Biblioteca Nacional Brasileira é responsável por preservar, atualizar e divulgar a coleção de mais de nove milhões de peças, que vem sendo acumulada desde a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil.

O acervo da Biblioteca Nacional não para de crescer. A instituição recebe anualmente diversas doações e realiza novas aquisições.

A primeira parte deste grande acervo foi trazida para o Brasil em 1810. Inicialmente, o acervo ficava no prédio do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, mas estas instalações foram consideradas impróprias, pois poderiam causar danos ao rico acervo.

Sendo assim, em 29 de outubro de 1810, data oficial da fundação da Biblioteca Nacional, o príncipe regente assinou um decreto determinando a criação da Real Biblioteca. Muitos livros e documentos que vieram para o Brasil pertenciam à Real Biblioteca da Ajuda, de Lisboa.


Biblioteca Nacional Brasileira nos dias de hoje

A Biblioteca Nacional Brasileira protege toda a produção intelectual brasileira. Ela tem a missão de preservar a memória bibliográfica e documental do país.

Atualmente, ela tem o status de órgão responsável pela política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual no Brasil. Esta é a instituição cultural mais antiga do nosso país, com mais de 200 anos de existência.

Dentro da Biblioteca existem laboratórios de restauração e conservação de papel, oficina de encadernação, centro de microfilmagem, fotografia e digitalização. Com este trabalho, os pesquisadores tentam promover a preservação da língua, da história e da cultura nacional.

A Biblioteca conta com catálogos online para divulgar a bibliografia brasileira. O acervo da BNDigital pode ser consultado livremente pela internet.

Acesse Aqui o Acervo Digital

Dessa forma, a Biblioteca Nacional Brasileira é responsável por todo o controle bibliográfico nacional, cumprindo a legislação referente ao depósito legal. O órgão está vinculado ao Ministério da Cultura.

As metodologias de catalogação e classificação do acervo da Biblioteca estão entre as mais modernas do mundo. Além disso, o órgão implantou sistemas de tecnologia da informação para que todos os cidadãos brasileiros tivessem a chance de conhecer seu precioso acervo.

A sede da Biblioteca Nacional está localizada na Av. Rio Branco, 219 - Centro, Rio de Janeiro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábados, das 10h30 às 15h.

Leia também! Assuntos relevantes