Batalha de Tannenberg

Batalha de Tannenberg

Por

A Batalha de Tannenberg aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial. O conflito envolveu os exércitos da Alemanha e da Rússia, e aconteceu na chamada zona sul de Olsztyn, na Prússia Oriental.

A Batalha de Tannenberg se deu no período de 26 a 30 de agosto 1914. O lado alemão do conflito era representado pelo 8º Exército e contava com 153 mil soldados. Já o lado russo, batalhava com o 2º Exército Russo e tinha 191 mil homens.

As forças alemãs, que estavam em número menor, venceram a batalha. Os alemães cercaram e destruíram as forças russas que haviam invadido o sul da Prússia Oriental.

A Batalha de Tannenberg foi comandada pelo general Paul von Hindenburg no lado alemão. O exército de Hindenburg venceu os russos e forçou a evacuação da Prússia.

Nesse conflito, o exército russo era comandado pelo general Samsonov e pelo general Rennenkampf. Os russos chegaram à Prússia Oriental em 23 de Agosto. A estratégia russa era tentar confundir o exército alemão para, depois, atacá-lo de surpresa, mas o plano não foi bem sucedido.

A Batalha de Tannenberg foi considerada um dos conflitos mais importantes do início da Primeira Guerra Mundial. Com a vitória dos alemães, as tropas russas foram obrigadas a recuar após a tentativa de invasão da Alemanha pela fronteira.

A batalha teve a participação de mais de 300 mil soldados. Essa batalha não aconteceu na cidade de Tannennberg, mas recebeu esse nome para lembrar uma derrota sofrida pelos cavaleiros teutônicos no ano de 1410 em conflitos com poloneses e lituanos.

Leia também! Assuntos relevantes