Balanço do Governo Temer

O presidente Michel Temer assumiu o governo brasileiro no dia 12 de maio de 2016, após o afastamento da então presidente Dilma Rousseff. Em maio de 2017, o presidente reuniu parlamentares e ministros em um evento oficial, realizado no Palácio do Planalto, para fazer um balanço de seu primeiro ano à frente do país.

Durante o discurso, Temer ressaltou as reformas realizadas e defendidas por seu governo, como a Reforma Trabalhista, que já foi aprovada e entrou em vigor; e a Reforma da Previdência. O presidente também destacou que o Brasil passava por um momento de gastos excessivos quando ele assumiu o poder e que, por isso, ele tem trabalhado para colocar o país em ordem e criar um maior entrosamento entre o executivo e o legislativo.

Temer afirmou que, em apenas um ano de governo, ele e sua equipe conseguiram reduzir o desemprego e os gastos públicos. Além disso, ele disse que o Brasil já começa a apresentar sinais de retomada do crescimento. Em resumo, para Michel Temer, seu mandato tem tido um balanço positivo.

Michel Temer

Ações do governo Temer

Agenda reformista – O governo Michel Temer colocou em pauta uma agenda reformista. O Congresso votou e aprovou a Reforma Trabalhista e ainda analisa a Reforma da Previdência. O presidente Temer comemorou a boa aceitação dos projetos entre os parlamentares.

Aumento de impostos – O governo Temer adotou o aumento de impostos para equilibrar as contas públicas. Os reajustes mais expressivos aconteceram nos combustíveis.

Corte de cargos no Governo – O governo de Michel Temer reduziu os cargos de confiança e estipulou um teto de gastos para tentar equilibrar as contas públicas. A economia foi feita em diversos órgãos e empresas públicas.

Saque do FGTS de contas inativas – O presidente Michel Temer liberou o saque dos recursos financeiros que estavam em contas inativas do FGTS. A iniciativa inédita teve como objetivo promover a retomada do crescimento econômico do país, colocando o dinheiro para circular.

Reforma do Ensino Médio – Michel Temer sancionou a Reforma do Ensino Médio. As mudanças devem afetar também o conteúdo do Enem a partir de 2019. As escolas brasileiras terão que se adequar às mudanças propostas pela reforma.

Leia também:
Balanço do Governo Dilma

Bolsa Família – O governo Temer aumentou o benefício do Bolsa Família em 12,5% em 2016 e, em seguida, suspendeu os reajustes anuais, a fim de controlar as contas públicas.

Salário Mínimo – O governo reduziu a previsão de reajuste do salário mínimo para 2018. O valor que seria de R$ 969 caiu para R$ 965.

Dados de Dezembro de 2017.

Leia também! Assuntos relevantes