Bacias Hidrográficas Brasileiras

O Brasil é, sem dúvida, uma nação privilegiada quando o assunto diz respeito às suas Bacias Hidrográficas. Essas áreas drenadas por rios principais e por seus afluentes e subafluentes estão presentes em todas as regiões do país.


As principais Bacias Hidrográficas brasileiras

O Brasil tem um terreno que beneficia a drenagem da água e conta com diversas bacias importantes. Segundo estudos, o Brasil tem uma das maiores redes fluviais do planeta. É possível contabilizar 12 bacias ao todo, embora elas possam ser divididas em apenas 8 bacias principais, que são: Bacia Amazônica, Bacia Tocantins-Araguaia, Bacia do Paraguai, Bacia do Nordeste, Bacia do Paraná, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico Leste e Bacia do Atlântico Sul.

Com todas essas bacias e outras fontes, o Brasil concentra 14% das reservas mundiais de água doce do planeta. De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o país tem bacias hidrográficas bastante diversificadas. Confira alguns detalhes e características de cada uma dessas bacias!


O perfil das Bacias Hidrográficas do Brasil


Amazônica


Bacia Amazônica

A Bacia Hidrográfica Amazônica tem, nada mais, nada menos, que 7 milhões de quilômetros quadrados. Ela é considerada a maior bacia hidrográfica do planeta e se estende pelos Estados do Acre, Pará, Amapá, Mato Grosso, Amazonas, Roraima e Rondônia. É uma bacia estratégica para o Brasil, tanto por sua localização quanto pelo volume de água doce que concentra.


Tocantins-Araguaia


Bacia Tocantins-Araguaia

A Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia tem aproximadamente 767.059 quilômetros quadrados. Essa bacia é classificada como a maior bacia de drenagem presente de forma exclusiva no território brasileiro. Fazem parte dessa bacia os rios Tocantins e Araguaia.


Nordeste


Bacia do Nordeste

A Bacia Hidrográfica do Nordeste está dividida em Nordeste Oriental e Nordeste Ocidental. A Bacia Nordeste Oriental tem 287.348 quilômetros quadrados de extensão. Ela está presente nas regiões do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Já a Bacia Nordeste Ocidental, possui 254.100 quilômetros quadrados e conta com os rios Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Mearim e Itapecuru Munim. Os rios estão nos territórios do Maranhão e Pará.


São Francisco

A Bacia Hidrográfica do São Francisco tem cerca de 640 mil quilômetros quadrados. Como é possível imaginar, o principal rio dessa bacia é o famoso São Francisco, que começa na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e segue pelos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe.


Paraguai


Bacia do Paraguai

A Bacia Hidrográfica do Paraguai fica nos Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. São aproximadamente 361.350 quilômetros quadrados. O principal rio é o Paraguai, que começa na região da Chapada dos Parecis (MT).


Leste

A Bacia Hidrográfica Atlântico Leste possui cerca de 374.677 quilômetros quadrados. Os rios ficam nos Estados de Minas Gerais, Sergipe, Bahia e Espírito Santo.


Sul

A Bacia Hidrográfica Atlântico Sul conta com uma região total de 185.856 quilômetros quadrados. A bacia abrange a área de divisa entre Paraná e São Paulo, seguindo também até o Rio Grande do Sul.


Tietê-Paraná


Bacia do Paraná tiete

A bacia Tietê-Paraná engloba territórios presentes no Brasil, no Uruguai, na Argentina e no Paraguai. Conta com rios que são amplamente utilizados para a construção de usinas hidrelétricas. A bacia faz parte dos sistemas de produção de energia das usinas de Ilha Solteira, Capivari, Água Vermelha, entre outras.

Leia também! Assuntos relevantes