Autores Simbolismo

Autores Simbolismo

Por

O simbolismo foi mais presente na poesia do que em outras expressões de arte, nascida na França no final do século XIX, o simbolismo era uma forma de se opor aos movimentos naturalista/realista e positivista. O simbolismo também foi chamado de decadentismo, e é reconhecido por causa da sua subjetividade, assinada pelo poeta francês Paul Verlaine. O simbolismo destaca a imaginação e o fantástico.

O simbolismo possui algumas características interessantes, como por exemplo, o regresso ao romantismo que ficou mais conhecido como o mal do século, a profundidade do universo metafísico e também o desrespeito as normas da escrita justamente para deixar o artista livre e sem limites.

Abaixo alguns autores importantes dessa fase da história:

Eugênio de Castro: Responsável por levar à Portugal o Simbolismo. Seus trabalhos possuem um vocabulário erudito, versos livres, ambigüidade e pessimismo. Suas principais obras: Oaristo, Horas e Silva e Interlúdio.

Cruz e Souza: É um seguidor brasileiro deste movimento, os temas encontrados em seus trabalhos resvalavam o erotismo e o satanismo, sem ocultar seu ponto de vista trágico sobre a vida. Uma particularidade interessante do autor foi a sua obsessão pelo branco e sua analogia com o abstrato e o concreto. Suas principais obras: Tropos e Fantasias, Missal e Broquéis, Últimos Sonetos, Faróis, Evocações e 1905.

Leia também! Assuntos relevantes