Autores da arte barroca

Autores da arte barroca

Por

O barroco foi um movimento artístico que influenciou muito a literatura, inicialmente na Europa e depois também no Brasil. O barroco nasceu na Itália do século XVII, e logo se espalhou por Holanda, Bélgica, França e Espanha.

O barroco se desenvolveu como corrente artística depois do processo de Reformas Religiosas do século XVI. O movimento tem uma forte ligação com a Igreja Católica, que na época tentava recuperar seus fiéis que haviam sido perdidos para os protestantes.

Assim, os católicos passaram a influenciar o cenário político, econômico, cultural e religioso por meio de manifestações artísticas. A arte barroca expressa a espiritualidade e o teocentrismo e muitos artistas desse período foram patrocinados pelos monarcas e pelo clero.

No Brasil, a produção artística barroca aconteceu principalmente nas cidades auríferas de Minas Gerais, no século XVIII.

Os principais autores da arte barroca no Brasil foram:
- O poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno" - considerado o mais importante poeta do barroco brasileiro. Ele foi autor de Poesia Lírica religiosa, amorosa e reflexivo-filosófica, além de poesia satírica.

- O padre Antônio Vieira, autor dos sermões e de peças de teatro evangelizadoras. Produziu Cartas e Sermões e textos religiosos de natureza persuasiva. Escreveu o Sermão da Sexagésima e o Sermão Santo Antônio aos Peixes, entre tantas outras obras.

As características literárias do período apresentam: o Dualismo, ou conflito; as antíteses, os paradoxos, o fusionismo, ou conciliação de contrários; as metáforas, os trocadilhos, as hipérboles, as sinestesias e outras figuras de linguagem.

Leia também! Assuntos relevantes