Autismo Infantil

Autismo Infantil

Por

O autismo infantil é uma doença que está se tornando cada vez mais comum no mundo. Embora a medicina ainda não tenha condições de declarar com certeza as causas do autismo, ela já consegue trabalhar de forma multidisciplinar para atender os pacientes com a doença.

O autismo infantil é uma síndrome que atrapalha o desenvolvimento social e comunicativo das crianças. O problema costuma ser diagnosticado entre os 2 e os 3 anos de idade. As crianças com autismo podem ter dificuldades na comunicação, problemas de comportamento, restrições à socialização e até algumas características específicas, como alto nível intelectual ou agressividade.

Os autistas também podem ter dificuldades na fala e na expressão e padrões repetitivos de comportamentos e movimentos. Uma característica comum entre os autistas é o ato de sentar isolado e ficar balançando o corpo para frente e para trás durante muito tempo.

As crianças autistas podem ser identificadas quando os pais percebem dificuldades de contato visual, pouca expressão facial, dificuldades em expressar sentimentos e emoções, problemas de comunicação, linguagem repetitiva, entre outros sintomas.

Alguns estudos indicam que o autismo pode ter relação com alguma anormalidade cognitiva, que pode ser genética ou hereditária. Segundo a medicina, os cérebros dos autistas podem ser maiores e mais pesados do que os cérebros de crianças que não apresentam a doença. Isso pode fazer com que as conexões nervosas dos autistas trabalhem de forma diferente. A doença também pode ser causada por alterações bioquímicas do organismo.

O diagnóstico do autismo infantil deve ser feito pelo médico psiquiatra. É importante ressaltar que o autismo se manifesta em diferentes graus. Sendo assim, cada criança precisa de um tratamento específico.

O tratamento mais comum do autismo precisa contar com a ajuda de vários profissionais, como terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicoterapeuta e fisioterapeuta.

Leia também! Assuntos relevantes