Atrito

Por

Existem dois tipos de atrito: o estático e o cinético.

Na física, o conceito de atrito está relacionado à força de contato que atua quando dois corpos entram em choque. Nessa situação existe uma tendência ao movimento.

A força de atrito é paralela às superfícies e contrária ao movimento relativo. Quanto maior a força normal nessa situação, maior será o atrito.

A força de atrito, no entanto, não depende da área de contato entre as superfícies, mas sim da natureza das superfícies e da força normal. A energia dissipada pelo atrito é transformada em energia térmica.

Podemos definir o atrito como “um estado de aspereza ou rugosidade entre dois sólidos em contato, que permite a troca de forças numa direção tangencial à região de contato entre os sólidos”.

Existem, basicamente, dois tipos de atrito: o estático e o cinético.
Atrito estático - ocorre quando a força aplicada não é suficiente para mover o objeto. Nesses casos, a força aplicada é igualada pela força de atrito. A força de atrito estático tem intensidade variável.

Atrito cinético – Acontece quando a força aplicada é maior que a força de atrito de destaque. Nesses casos, o corpo entrará em movimento, deixando portanto de ser estático, e tornando-se cinético. Assim, dizemos que o atrito cinético é o atrito que ocorre quando os corpos se movimentam.

Leia também! Assuntos relevantes