Ataque Cardíaco

Ataque Cardíaco

Por

O ataque cardíaco é uma doença que afeta grande parcela da população mundial. O problema acontece quando o fluxo de sangue no coração fica bloqueado em determinada parte do músculo cardíaco.

Quando isso acontece, o coração deixa de receber oxigênio, fato que pode levar o paciente à morte. Entre as doenças cardiovasculares, o infarto agudo do miocárdio é a principal causa de morte entre a população mundial. Os riscos dessa doença estão diretamente relacionados ao estilo de vida moderno.


Como acontece o ataque cardíaco?

O coração é o músculo responsável por bombear sangue para os pulmões e outras regiões do organismo. Para realizar essa atividade o coração precisa de oxigênio e, nesse momento, entram em ação as artérias coronárias.

Quando uma artéria coronária fica obstruída, por causa do acúmulo de gordura, as paredes desta artéria se tornam mais rígidas. Este é o cenário para a ocorrência de um ataque cardíaco, pois o sangue tem sua passagem bloqueada na artéria.

Se o coração ficar por um longo tempo sem sangue rico em oxigênio, o tecido muscular morre, provocando o infarto do miocárdio.


Tratamento para ataque cardíaco

Quando uma pessoa tem um ataque cardíaco, o atendimento médico deve ser procurado com urgência. Durante o atendimento emergencial, o tratamento mais indicado será avaliado pelo médico. O ideal é que este primeiro atendimento ocorra, no máximo, dentro de 1 hora após o ataque.

É importante dizer que os ataques cardíacos são mais frequentes em pessoas que já apresentam um histórico de doenças relacionadas, como a presença de placas de gordura nas artérias, hipertensão, colesterol alto, entre outras condições.

O ataque cardíaco pode levar o paciente a desenvolver insuficiência cardíaca e arritmias, aumentando o risco de morte. Buscar ajuda rapidamente é essencial para conseguir salvar o paciente e reduzir os danos ao coração.


O que fazer quando uma pessoa está tendo um ataque cardíaco?

Se você estiver com uma pessoa que apresente sinais de ataque cardíaco, chame uma ambulância de forma imediata. Fique atento aos sintomas comuns dessa doença para saber identificar a condição da pessoa: o ataque cardíaco causa dor no centro do peito, desconforto nos braços e costas, falta de ar, tontura ou desmaio.


Prevenção

Anualmente, 1,1 milhões de pessoas sofrem ataques cardíacos apenas nos Estados Unidos. Estima-se que metade dos pacientes com o problema morra.

A melhor forma de prevenção é manter uma rotina de check-ups anuais com o cardiologista, além de apostar em hábitos saudáveis de vida e alimentação.

Leia também! Assuntos relevantes