Aspectos Sociais do Paraguai

Aspectos Sociais do Paraguai

Por

O Paraguai é uma nação da América do Sul, que tem cerca de 6,5 milhões de habitantes. O país tem aspectos sociais bastante diversos, contando com uma grande população que vive em uma situação econômica modesta. O país é marcado por contrastes, apresentando uma miscigenação de várias nacionalidades e muitos mestiços indígenas.

O idioma oficial do Paraguai é o guarani, mas o povo paraguaio também fala o espanhol. O Paraguai ainda é considerado um dos países mais pobres da América do Sul. A desigualdade de renda pode ser observada principalmente na capital paraguaia, a cidade de Assunção.

Atualmente, o principal produto de exportação do Paraguai é a soja. A população do Paraguai também tem uma característica interessante, pois é formada em grande quantidade por brasiguaios, uma mistura de paraguaios e brasileiros. Os brasiguaios são encontrados na região de fronteira entre os países.

O Paraguai tem uma alta porcentagem de indígenas vivendo nas florestas do Chaco Ocidental e do Nordeste. O povo paraguaio também conta com uma grande concentração de descendentes de espanhóis, alemães e italianos.

Desde a Guerra do Paraguai, o governo do país tem tentado recuperar os aspectos demográficos, sociais, culturais e econômicos da nação. Em termos de religiosidade, o Paraguai é majoritariamente católico, uma herança das missões jesuítas do século XVII.

A cultura paraguaia mantém a tradição guarani e também preserva suas características hispânicas. As principais instituições de cultura do país são a Academia Nacional de Belas Artes, a Orquestra Sinfônica de Assunção, a Biblioteca Nacional e o Museu de História Nacional e Etnografia.

Leia também! Assuntos relevantes