Aspectos Naturais das Américas

Aspectos Naturais das Américas

Por

As Américas apresentam aspectos naturais muito interessantes e peculiares, com uma grande variedade de paisagens. O continente americano está dividido em América do Sul, América Central e América do Norte, territórios que estão distribuídos em diferentes latitudes.

A América do Norte é banhada pelo Oceano Glacial Ártico, e a América do Sul, pelo Oceano Glacial Antártico. Na região oeste do continente, encontra-se o Oceano Pacífico, e a leste, está o Oceano Atlântico.

Os aspectos naturais do continente americano são influenciados pelas latitudes. A região tem vários tipos de climas e vegetações. A América do Norte e a América do Sul têm climas temperado e continental como predominantes, mas também existem áreas de deserto e semiáridos.

Na América Central e na América do Sul, o clima tropical é bastante presente entre os trópicos. No que diz respeito ao relevo, o continente americano tem menores latitudes a leste e pontos elevados a oeste. Um dos principais pontos da região é a Cordilheira dos Andes. Já o ponto mais alto das Américas é o monte Aconcágua, que apresenta 6.960 metros de altitude.

O continente tem forte presença de vulcanismos e terremotos em zonas do Alasca, Haiti, Peru e Chile. Um dos vulcões mais perigosos do mundo encontra-se nos Estados Unidos, e é chamado de Yellowstone.

Na vegetação, o continente americano tem florestas temperadas, florestas tropicais, pradarias, cerrado, entre outros tipos. A maior floresta das Américas é a Floresta Amazônica, localizada em grande parte no território brasileiro.

A hidrografia das Américas tem rios importantes, como o Mississipi e o Missouri, nos Estados Unidos; o Amazonas, no Brasil; e o Rio da Prata, no Cone Sul.

Leia também! Assuntos relevantes