Geografia

Aspectos gerais da África

A África é um continente rico em cultura, natureza e biodiversidade. Os aspectos naturais são os que mais chamam a atenção nesse continente.

Geograficamente, a África está dividida em 55 países, e seu território é cortado por quatro linhas imaginárias: o Trópico de Câncer, a Linha do Equador, o Trópico de Capricórnio e o Meridiano de Greenwich.

O continente africano tem uma pequena área localizada no hemisfério ocidental, e uma grande área localizada no hemisfério oriental. O continente é marcado pelas savanas, um tipo de vegetação com árvores de médio porte e vastos campos naturais.

A África também se destaca por ter muitas espécies de mamíferos de grande porte, como leões, girafas, rinocerontes, zebras e elefantes. Na região equatorial do continente está a Floresta do Congo, um importante bioma africano.

O continente também é marcado por áreas desérticas, como o Deserto do Saara, o Deserto da Namíbia e o Deserto do Kalahari.

A África tem muitos povos nômades, que vivem isolados e se deslocando de um lugar para o outro. Eles costumam viver perto dos oásis, em meio a desertos que podem chegar a temperaturas de mais de 50°C.

O Nilo é um importante rio da região. Ele contribui para aliviar as secas do Saara e ajuda na fertilização dos solos agrícolas. Outros rios relevantes para a região são o Rio Congo, o Níger, o Zambeze e o Orange.

O continente africano ainda enfrenta muitos problemas inerentes ao subdesenvolvimento e à pobreza extrema, como a fome crônica, a mortalidade infantil e as guerras étnicas.

A África tem muitas jazidas de minerais e um bom potencial energético. Contudo, a população africana vive uma realidade de concentração de riquezas em todo o continente.

Em relação ao relevo, a África é formada por planaltos, planícies, montanhas e vulcões. A maior altitude do continente se dá no ponto culminante do Monte Kilimanjaro, localizado na Tanzânia, a 5.895 metros de altitude.