Asma

Por

A asma é uma doença que atinge as vias respiratórias, causando inchaço e estreitamento das vias aéreas e dos pulmões. Os principais sintomas da doença são dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse.

A asma é causada por uma inflamação que reduz os músculos ao redor das vias respiratórias, reduzindo também a quantidade de ar do paciente.

Os ataques de asma podem ser ocasionados por alergias a pelos de animais, poeira, mudanças climáticas, produtos químicos, mofo, fumo, estresse, entre outras causas. Essas crises podem durar vários minutos.

O tratamento da asma busca evitar que as substâncias que desencadeiam as crises causem inflamação das vias respiratórias. Para isso, existem medicamentos de controle, como os corticosteroides, inaladores com beta-agonistas de ação prolongada e broncodilatadores de curta duração.

A asma é uma doença sem cura, mas os sintomas podem melhorar ao longo do tempo. Para evitar complicações é preciso que os portadores de asma fiquem longe de cigarros, evitem a poluição do ar e outras formas de fumaças.

Leia também! Assuntos relevantes