ASEAN

Por

Por Professor Appio
Imagem ao lado - Região compreendida pela ASEAN.

Associação Das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)

HISTÓRICO
A Associação das Nações do Sudeste asiático ou ASEAN foi estabelecida no dia 8 de agosto de 1967 em Bangkok pelos cinco Países de Sócios originais, isto é, a Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, e Tailândia. Brunei Darussalam uniu-se ao grupo no dia 8 de janeiro de 1984, Vietnã em 28 de julho de 1995, Laos e Myanmar no dia 23 de julho de 1997, e Camboja no dia 30 de abril de 1999.

A região da ASEAN tem uma população de cerca de 500 milhões de habitantes, uma área total de 4.5 milhões de quilômetros de quadrados, um PIB total combinado de US$ 737 bilhão.


OBJETIVOS
A Declaração de ASEAN declara que as portarias e propósitos da Associação são:
- apressar o crescimento econômico, o progresso social e o desenvolvimento cultural na região em comum num espírito de igualdade e sociedade para fortalecer a fundação para uma comunidade próspera e calma no Sudeste Asiático,

- promover paz regional e estabilidade com respeito permanente, justiça e a regra de lei na relação entre países da região e aderência para os princípios garantidos pelas Nações Unidas.


Em 1995, a ASEAN, Estados e Governo reafirmaram a "paz de Cooperação e prosperidade compartilhada como as metas fundamentais da ASEAN".


PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
O Tratado de Amizade e Cooperação (TAC) no Sudeste da Ásia, assinada em primeira instância no dia 24 de fevereiro de 1976, declarou que as partes contratantes devem ser guiadas pelos princípios fundamentais seguintes:

- Respeito mútuo para a independência, soberania, igualdade, integridade territorial e identidade nacional de todas as nações;

- O direito de todo Estado para conduzir sua existência nacional livre de interferência externa, subversão ou coerção;

- Não interferência nos negócios internos um do outro;

- Determinação de diferenças ou disputas através de maneira calma;

- Renúncia da ameaça ou uso de força;

- Cooperação efetiva entre eles.


Referências:
1. Na Internet: http://www.asean.com
2. http://www.altavista.com.br
3. http://www.asiasud.cjb.net


Para mais informações sobre o (ASEAN):
http://www.asean.org


Fonte:
http://www.appio.org/asean.htm

Leia também! Assuntos relevantes