As linguagens da literatura

As linguagens da literatura

Por

Todo texto pode ser classificado de acordo com a sua linguagem. Neste sentido, podemos dizer que os textos são literários ou não literários, tudo depende da maneira como o autor se expressa e escolhe as palavras para construir o discurso.

Os textos com linguagem literária apresentam alguns diferenciais importantes. Estes textos podem fazer parte de diversos gêneros textuais, entre eles a literatura, que é uma arte essencial para a construção do conhecimento humano.

São muitos os recursos linguísticos empregados na linguagem literária, como as figuras de linguagem, com destaque para as metáforas, a antítese e o eufemismo. A linguagem literária é muito especial, e apresenta traços únicos no que diz respeito à Conotação, Liberdade Criativa e Complexidade.

Essa linguagem é, puramente, conotativa, pois as palavras são empregadas com diferentes significados e permitem diversas interpretações e ideias. Os autores também conseguem criar seu próprio estilo literário utilizando essa linguagem, sempre com influências culturais e de época.

A linguagem literária também é complexa, tem alto valor estético e apresenta múltiplas leituras. A literatura é um universo rico e fantástico.
Um exemplo claro e que pode mostrar a diferença entre a linguagem literária e a não literária é a comparação entre uma prescrição médica e uma poesia. O primeiro conteúdo é objetivo e técnico, enquanto o segundo é repleto de recursos linguísticos e tem sentido para cada palavra.

Textos jornalísticos, históricos e pesquisas científicas são considerados não literários, pois utilizam as palavras apenas para informar. Já as poesias, romances, crônicas e sonetos são textos com linguagem literária, já que exploram a sonoridade, a estrutura e a subjetividade das palavras.
O conteúdo literário chama a atenção para a língua e sua riqueza. Ele ajuda a fomentar a criatividade e a beleza do sentido das palavras. Para empregar a linguagem literária com qualidade é preciso muita experiência, conhecimento e sensibilidade.

Leia também! Assuntos relevantes