As Leis de Newton

As Leis de Newton

Por

As leis de Newton são importantes para nos ajudar a compreender os comportamentos estáticos e dinâmicos dos corpos. O inglês, Isaac Newton, formulou três leis no século XVII, que foram publicadas no livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica.

Essas leis estabelecem observações relevantes sobre a estática e a dinâmica com base em referenciais inerciais. Newton, ao desenvolver suas leis, mensurou interações físicas entre dois corpos materiais, bem como o resultado das interações em situação de repouso e movimento dos corpos.

As leis de Newton usam o conceito de força, aceleração e massa. Os estudos foram de grande valia para o avanço da mecânica. Além disso, Newton estabeleceu a lei da Gravitação Universal.

Conheça as 3 leis de Newton:

Primeira Lei de Newton - Conhecida como a lei da inércia. Essa lei trata das condições de equilíbrio das partículas. Ao receber várias forças, uma partícula pode ficar em equilíbrio quando a soma vetorial dos vetores-força for nula.

Segunda Lei de Newton – Essa lei trata da relação que existe entre a força aplicada a um corpo e a mudança de velocidade que ele sofre. Nessa lei, a variação da velocidade é diretamente proporcional à resultante das forças nele aplicadas.

Terceira Lei de Newton - Lei da ação e reação. Segundo Newton, não existe força que seja capaz de agir sozinha. Toda força considerada de ação precisa de uma força de reação.

Leia também! Assuntos relevantes